Fazenda São Paulo

Gosto quando o tempo está seco, com vento, gosto da natureza ativa, viva, sinalizando seus movimentos, mesmo que a gente se engane. Gosto do céu azul, de nuvens que chegam de repente, de silêncio para ouvir as árvores.

Não é fácil achar a minha casa em uma cidade grande. O Rio é lindo e eu nunca estive tão apaixonada por esse lugar que me recebeu tão bem, sem preconceito, com amizades e tudo que eu preciso e quero à minha disposição. Mas como toda boa “estrangeira”, não estou completa. E em junho, fico menos ainda.

Todo mundo precisa ter um ponto cego, um ponto de fuga, um lugar pra descansar a alma, pra ser espelho. Esse meu lugar sagrado é o sertão. Quem me conhece sabe que sou galega sarará, cabrita, gosto mesmo é de sentir o cheiro do marmeleiro, de beber leite cru, na vacaria, de ver o tempo passar.

Meu pai, esse ano, fez duas fogueiras na fazenda. Quando contou isso, já imaginei a beleza, já me vi no dia seguinte jogando o milho na brasa, senti a chama esquentando minhas bochechas enquanto todos nós, juntos, observaríamos o fogo.

Acho tão bonito que as lendas se espalhem através das gerações e celebro que minhas crianças terão a chance de ouví-las do avô delas, das avós, das tias. É tão bonito que aquele lugar seja sagrado para tantas pessoas ao longo dos anos.

Sinto muito que o São João não seja um feriado nacional, que ninguém queria queira fugir pro meio do mato, limpar o olhar e deixar a vida acontecer sem nada que não seja ela mesma.

Meu coração é de São João, a fogueira vive acesa. Por aqui, vou dar um jeito de encontrar uma festa Junina pra poder matar um pouco a saudade.

Arrocha, sanfoneiro!

Anúncios

6 opiniões sobre “Fazenda São Paulo

  1. Ai Marília que lindo seu texto e emocionante! Eu como boa estrangeira e brejereia que faz aniversário na véspera de São João enchi os olhos de água! Terei que buscar um refúgio pra enganar as saudades de junho também! Não sabia que você tinha um blog! Adorei, viu?

  2. AMigaaaaa! Você escrevendo é tudoooooo! 😉

    Pra mim o São João é a melhor época do ano, até melhor que Natal e Reveillon! AMo! Pena que vc não vem, mas tenta ao menos comer pamonha e canjica por aí, pra matar a saudade de nós! Luv u!

    • Amiga linda! Eu tb acho o São João muito mais importante do que qualquer outra época ou festividade. É uma época de família reunida, dessas comidas boas e da fazenda. Vou achar minha canjica por aqui, com certeza perua. Aproveita CG, visse? Beijocas e volte sempre! rs

  3. Que poesia é a Lia.
    Admito que tenho muita saudade de raízes. Não sei desde qdo deixei de te-las. Talvez tenha acostumado a viver no 360 graus, sem o bendito ponto cego.
    Mas seu texto, menina esperta, mexeu muito comigo.
    Sou profunda admiradora da cultura do nordeste, acho são joão a coisa mais linda desse país. Na minha casa– onde fui criada por pauistanos filhos de paulistanos e europeus, sem, portanto, nenhum pezinho lá em cima– ele é celebrado. Com uma canjica que seja, músicas são lembradas. E logo me vem à mente as cores, a celebração bonita e una que há nessa data.
    Ah Lia, não é a toa que gosto tanto de ti. Porque, além de tudo, vc tem esse chão mítico e lindo do sertão no seu pilar. E o retratou tão bem, tão delicada e poeticamente, que me deu saudades de ter orgulho do chão.

    Lia, me chama pra uma festa junina no Rio?
    Beijos, Lais.

    • Laizinha amada, obrigada pelas palavras sempre gentis que você reserva para mim. Ontem eu vi um doc que mexeu muito comigo, principalmente o seguinte trecho: “Tenho uma alma campesina. Alguma coisa se move muito fortemente dentro de mim quando estou no ambiente natural”. Queria oferecê-la a você. Um beijo grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s