Bus affair

Sentei no ônibus, abri um livro e uma criatura, com aquela energia de quem quer conversar, acomodou-se ao meu lado. Senti a ansiedade da pessoa com aquele jeito agitado, olhando diversas vezes para meu livro, o que fez com que eu me encolhesse pro lado. Ela, a pessoa que gosta de se comunicar, não parou quieta, estava cheia da força de vontade dos que fazem amizade a qualquer custo. Essa agitação me  atingiu, amolecendo meu campo de força, dando a deixa para que a conversa fosse iniciada.

No começo respondi qualquer coisa, sempre voltando meus olhos para a página, que a essa altura estava ali figurativamente apenas para comunicar minha indisposição para o papo matinal. Mas, ah, o ser que quer, consegue, e sendo assim, ele não se intimidou com meus olhos baixos na história (que me levava embalada para meu sertão querido, na bela e minuciosa descrição de José Lins do Rego). Voltou a perguntar algo sobre a cidade e a paisagem, até que (essa eu já esperava) sobre meu sotaque. Cedi à simpatia e descobri que era de Brasília, que tinha uma esposa paraibana como eu (todos têm um pé no NE), que estava aqui para um evento no Jardim Botânico, que já havia estado no Rio antes mas, sempre se programava para ir à praia, ou à Barra, que nunca foi ao Parque Lage, que passava final de ano na beira mar de alguma cidade nordestina.

Já perto do meu ponto de descida, perguntou onde poderia almoçar e eu, já contente em ciceronear, dei alguns nomes, indiquei uns caminhos, sugeri uns lugares. Descemos juntos e nos despedimos sem nem trocar olhares. Ele me desejou bom trabalho e eu gaguejei algo sobre o evento que ele ia participar. Não estou acostumada a fazer amigos com tanta facilidade, nem sei se a intenção dele era me paquerar e meu livro estava realmente muito bom mas, até que gostei da conversa besta dessa manhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s